Como fazer um cancelamento corretamente

Na rotina do estacionamento é comum que haja casos em que o cliente desiste de deixar seu veículo no local, muitas vezes, após sua entrada ter sido registrada no sistema. Para cancelar uma operação há um processo simples que deve ser seguido.

Esse processo, nada mais é do que imprimir-se um recibo (ATENDIMENTO -> F4), solicitar a assinatura do cliente, e então, anexá-lo ao dinheiro do caixa.

O valor da operação continuará a contar no valor do caixa, entretanto, passa o cupom assinado a ter valor de moeda na contabilidade do caixa. Essa rotina trás mais transparência para o cliente (também transmite um sentimento do incomodo que gerou na rotina do estacionamento) e mais segurança para o gestor, que consegue controlar a quantidade de cancelamento que estão sendo realizados e procurar soluções para que não ocorram.

A opção apagar (Atendimento -> Apagar ou Delete) deve ser utilizada SOMENTE em casos em que o atendente é o próprio gestor e proprietário do estacionamento.

Há estacionamentos que configuram uma cortesia na entrada do veículo, isso também NÃO DEVE SER FEITO, pois tira o controle dos cancelamentos da mão do gestor.