Instalando o sistema

Este tutorial guiará você para a realização de uma perfeita instalação do PARKEER no seu estacionamento. Utilizaremos o sistema operacional Windows 10, mas as regras são as mesmas para a instalação em qualquer outra versão, alterando somente algum ou outro caminho para cada funcionalidade do Windows.

Ligue o computador e vamos começar!

Desativando a atualização de horário do Windows

Um importante passo para evitar que o sistema operacional altere a hora do computador durante o expediente, é desligar a atualização automática de horário pela internet, como também, a opção de troca para horário de verão automática.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o relógio e selecione a opção “Ajustar data/hora”.

2. Desative as opções “Definir horário automaticamente” e “ajustar automaticamente para o horário de verão”.

 

Desativando a recuperação automática do sistema operacional (Restauração)

Outro ponto importante, inclusive para evitar fraudes no fluxo do caixa, é desativar a opção de recuperação do sistema operacional. Para isso, siga as seguintes etapas:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar, selecione a opção “Sistema”.

2. Na janela de exibição das informações básicas do computador, clique em “Alterar configurações” (link em azul, com um ícone de escudo, próximo ao nome do computador).

3. Na janela Propriedades do sistema que abrirá em seguida, selecione a aba “Proteção do Sistema”.

4. Clique no botão “configurar”, em seguida, selecione a opção “Desativar a proteção do sistema”, clique no botão “Excluir” para excluir pontos de restauração previamente criados, em seguida, clique em “Aplicar”.

Baixando o sistema

1. Abra o navegador e vá até www.parkeer.com.br/download, digite seu endereço de correio eletrônico no campo e-mail e clique em “Download”.

2. Selecione a opção “Salvar” quando perguntado.

3. Quando terminar de baixar, clique em “Executar”, e em seguida selecione a opção “Sim” para permitir que o software continue sua instalação.

Instalando o PARKEER

1. Uma vez executado o instalador do PARKEER, clique em Avançar até a tela de seleção da versão. Neste momento, você deve selecionar se está instalando em um computador sozinho (servidor) ou em um computador que acessará remoto outro computador onde já está instalado o sistema (estação), vamos demonstrar aqui o perfil de instalação no modo Servidor, que é o mais comum, sendo que pouco variam os próximos passos para o modo estação, exceto o objetivo final. Clique em “Avançar” para continuar.

2. No próximo passo, opcionalmente, você pode selecionar a opção “Criar um ícone na Área de Trabalho”, para que o instalador crie os atalhos para o sistema. É importante que você não desmarque as duas opções em REGISTER e PKMAN. Clique em “Avançar” para continuar, por último, clique em “Instalar” (na próxima tela).

3. Durante o processo de instalação, em determinado momento o sistema poderá demorar alguns minutos no processo Executando PKMAN, basta aguardar seu término, nesta etapa o instalador copia todas tabelas de códigos fiscais dos municípios brasileiros para seu banco de dados, por isso é um tanto demorado (de acordo com a velocidade do seu computador).

Observação: Se durante este processo você for questionado para instalar o componente .NET Framework 3.5, selecione a opção “Instalar”.

 

Pronto, seu PARKEER já foi instalado com sucesso no seu computador. Agora, vamos partir para a configuração básica do sistema.