Vale a pena oferecer serviço de lava jato?

O serviço de lava jato, ou lava rápido é um dos principais “adicionais” que encontramos em estacionamentos privados. Ele se caracteriza pelos serviços de limpeza, higienização, embelezamento e até pequenos reparos. Muitos estabelecimentos oferecem serviços completos neste sentido, que vão desde uma lavagem rápida ou completa, até a remoção de pequenos arranhões e conserto de pequenos amassados, passando por lavagem de tapetes, bancos, etc.

O que acontece é que muitos empreendedores ávidos para abrir um estacionamento com todos serviços e produtos possíveis para o mercado, investem tempo e dinheiro em equipamentos que não são nada baratos para um pequeno negócio (mas também nada exagerado) e na qualificação da mão de obra, logo, descobrem que não são tão rentáveis assim o quanto esperavam. Neste artigo quero ajudar você a tomar uma decisão inteligente sobre oferecer ou não estes serviços, mensurar os possíveis resultados e posicionar corretamente seu negócio no mercado.

Estrutura

O primeiro passo é pensar na questão estrutural. Seu pátio comporta uma operação de lavagem? Em média um bom espaço para esse tipo de serviço é de 230m², o que daria em média a vaga de dois veículos de grande porte (camionetes). Os equipamentos que você precisará basicamente são uma lavadora de baixa e alta pressão, um aspirador de pó industrial, um compressor, além de mangueiras, baldes, panos e insumos.

Um ponto importante neste sentido é solicitar uma avaliação técnica de um engenheiro elétrico ou de um eletricista, para garantir que os equipamentos que você utilizará não trarão problemas na sua rede elétrica local, já que alguns deles são de alto consumo elétrico.

Questione-se

– Tenho espaço sobrando no meu estacionamento? O espaço físico comporta este tipo de serviço?
– Meu estacionamento está constantemente lotado? No espaço que vou ocupar para a lavagem, qual seria o valor arrecadado se ocupado por clientes do rotativo em relação aos serviços mais comuns de lavagem?
– Quantos clientes posso atrair para o rotativo com o chamariz da lavagem? O tempo médio de utilização do estacionamento é rápido ou demorado, para que um cliente aproveite o tempo de guarda do veículo para realizar a lavagem?

Legislação

Não existe alguma legislação específica para este mercado, entretanto, embora o serviço de lavagem de veículos esteja dispensado de obter registro específico para funcionamento de algum órgão regulador, é necessário os registros básicos de qualquer negócio (como constar a atividade de “4520-0/05 – Lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores” no CNPJ do estacionamento).

Também é necessário que você consulte o órgão estadual de proteção do meio ambiente (Aqui no RS é a FEPAM), já que este serviço é visto como atividade potencialmente poluidora, você muito provavelmente tenha que fazer o processo de regularização ambiental, como isso muda toda a hora (e não pretendo atualizar esta publicação tão cedo) não vou abordar estes processos aqui.

Lembre-se também que a nossa legislação trabalhista prevê o pagamento do adicional de insalubridade (Locais úmidos, agentes químicos e biológicos), é bom se informar sobre isso com sua assessoria jurídica (Se você não tiver, eu recomendo essa aqui).

Recursos humanos

Não é novidade que o brasileiro é apaixonado por carro, logo, seu serviço deverá ser de alta qualidade, você será cobrado por isso. Qualquer parte que deixe de ser corretamente limpa (como o interior dos para-lamas) será motivo de reclamações posteriores.

Cabe a você oferecer o devido treinamento e cobrar um serviço de excelência dos seus colaboradores, você pode trabalhar de duas formas:

1 – Cada colaborador faz todo o serviço em um veículo (Onde o funcionário conhece todos os processos da empresa, faz a lavagem exterior, interior, embelezamento e finalização).

2 – Você possui um colaborador para cada, ou mais, processos de um único veículo (Onde cada funcionário se especializa na área que atende, por exemplo, um faz a lavagem externa, outro a limpeza dos bancos e outro o o polimento, etc).

Ademais, as pessoas contratadas para estes serviços, como as do estacionamento, devem ser cordiais para com os clientes, bem apresentadas e preferencialmente uniformizadas para não denegrir a imagem do seu negócio.

Questione-se

– Existem franquias de serviços de lava jato e lava rápido que incluem todo treinamento além de marca e consultoria para o negócio “dar certo” e crescer; não será esse o caminho para seu investimento?

Posicionamento

Você chegou ao final dessa leitura e tudo aponta que você deve partir para o serviço de lava jato, é hora de pensar: Afinal, eu tenho  um estacionamento que oferece serviço de lavagem, ou um centro de lavagem e embelezamento que oferece serviço de estacionamento?

Responder corretamente esta pergunta é essencial para que você posicione sua marca e comunique-se com eficiência com seus clientes.

Para responder esta pergunta você deve analisar o contexto de onde você está inserido. Se seu negócio está situado em um local de fluxo rápido, ou seja, que veículos entram e saem em um curto espaço de tempo (como centros comerciais, festas, etc), neste caso, muito provavelmente seu negócio afim é o estacionamento, ou se, ao contrário disso, seus clientes costumam deixar seus veículos por longos espaços de tempo (como em prédios residenciais, próximos a universidades…) ai até pode ser que seu negócio seja realmente a lavagem, como atividade principal.

Um meio eficiente de divulgar o seu trabalho é colar (com a autorização do proprietário, claro) um adesivo no canto inferior direito do vidro traseiro do veículo contendo sua marca, telefone, logotipo ou similar.

Você pode oferecer para seus clientes ao entrar no estacionamento o serviço de lavagem, por exemplo: “Quanto tempo o senhor pretende deixar seu veículo? Deseja uma lavagem rápida por apenas mais $15 Reais?”.

Sistema

Embora o PARKEER seja um software focado para o mercado de estacionamentos, ele atende tranquilamente toda a demanda de serviços realizadas em um estabelecimento. Para entrar com um serviço, no módulo de atendimento, basta que na entrada do veículo seja acionada a tela F10, ou através do menu de funções e em seguida clicar em “Serviço”.

Ainda, na opção entrega você pode definir um horário máximo para retirada do veículo sem a cobrança do valor relativo ao estacionamento, passando a cobrar pela tarifação normal do tipo de veículo selecionado após esse horário.

Para quem trabalha no pátio (no lava rápido), o software possui uma aba ao lado da listagem de veículos na permanência que exibe os veículos com serviços cadastrado, permitindo que se faça a baixa dos serviços realizados no veículo.

 

Conheça mais sobre o PARKEER, faça o download agora mesmo e aproveite todas vantagens que este software pode trazer para o seu estacionamento e/ou lava rápido.

 

Autor:

Nataniel Kegles
Administrador, especialista em gestão de estacionamentos e desenvolvedor do software PARKEER.