Seu estacionamento está pronto para o futuro?

A poucos dias acompanhamos a batalha entre taxistas e motoristas do Uber, aplicativo que conecta motoristas e passageiros de forma mais segura e mais barata que os convencionais táxis. O que claro, gerou muita revolta entre a classe dos taxistas, e até atos inescrupulosos de violência.

Esta semana, estava lendo sobre o “Uber dos estacionamentos”, o que assumo: De imediato até me assustou, e então fui pesquisar para saber do que se tratava… O Luxe é um aplicativo que conecta condutores à vallets, que notificados previamente, esperam o motorista do veículo na hora e local combinado, e então estacionam seus veículos entre as diversas garagens credenciadas e alugadas pelo próprio Luxe, nenhum veículo é estacionado na rua. Pelo próprio aplicativo é combinada a devolução do veículo, e todo o processo é acompanhado em tempo real pelo proprietário do veículo.

Obviamente achei a ideia genial, e me remeteu a um segundo pensamento: Ter vagas para estacionar não é mais o único requisito de um estacionamento, o publico mudou, as ideias gerais sobre um negócio estão mudando todos os dias, e se você não mudar, não consigo ver seu futuro muito além de alguns poucos anos (quiçá isso). Como um bom entusiasta da tecnologia que sou, as vezes, fico pasmo em ver estacionamentos ainda utilizando ticket pré-impresso e caneta para “controlar” seu fluxo (mesmo com o PARKEER ai… rsrsrs), e isso é parte da cultura brasileira “de que está funcionando bem”, e não vê por onde melhorar seu serviço, assim como seu atendimento, estrutura, etc.

É essencial se adaptar à novas tecnologias, novos conceitos, novas formas de ver o seu negócio, é importante que você esteja inteirado do que está acontecendo no mercado, que esteja constantemente redescobrindo e interagindo diretamente com seu público, isso faz grandes negócios, isso faz grandes receitas, independentemente do tamanho do seu estacionamento.

Novas tecnologias como o Uber e o Luxe, serão muito bem vindas ao público, afinal, quem não quer pagar menos e ainda ter um serviço com maior qualidade? Mas não há “culpa” nesses novos aplicativos e/ou modelos de negócios. No caso do Luxe mesmo, muitos estacionamentos já ofereciam este serviço através de mensagem de texto, ou mesmo através do telefone, e adivinhem só: Foram os maiores (ou melhores) negócios que já vi.

 

Nataniel Kegles é diretor comercial da PARKEER e gestor de estacionamentos.

 

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