Veículos roubados no Brasil somam 57 por hora

Segundo pesquisa da CNSEG – Confederação Nacional de Seguradoras, um carro é furtado a cada minuto no Brasil. Em dois anos as estatísticas de furtos de veículos bateram a casa do 1 milhão de furtos registrados. Os estados com maior incidência desse tipo de crime são o do Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão e São Paulo.

Já com dados mais atualizados, o 10º Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra dados que confiram o Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo como os mais truculentos, porém, coloca a Bahia e o Rio grande do Sul acima do Maranhão nas pesquisas.

Se por um lado é ruim para a população em geral, é uma oportunidade de crescimento para o mercado de estacionamentos privados. Para especialistas do setor, o aumento da procura por estacionamentos privados está alinhado ao aumento da criminalidade e crescimento da frota de veículos nas ruas.

“…Ninguém quer comprar um veículo, muitas vezes financiado em longos anos e no meio do caminho ficar a pé. Esse medo faz que as pessoas deixem de estacionar seus veículos nas vias e passem a procurar os estacionamentos particulares, onde o carro é guardado em segurança… Fazem muito bem, pois além dos riscos materiais, muitas vezes esses criminosos agem de forma truculenta, com as pessoas ainda no interior dos veículos, colocando suas vidas evidentemente em risco…”

O Brasil registrou nos últimos 12 meses um aumento na produção de quase 0,5% o que também é uma boa notícia.

Fonte:

FENASEG/CNSEG  (www.fenaseg.org.br)
10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública  (www.forumseguranca.org.br)