Nos anos 90/2000 o nicho dos estacionamentos privados (também chamados de rotativos) simplesmente explodiu, tornando-se um dos mais procurados por investidores em todo o Brasil. Mas o que motivou esse crescimento tão rápido? Na década de 1990, o governo brasileiro havia lançado uma forte política de incentivo à indústria automotiva com o objetivo de industrializar o país e recuperar a economia. Parte dessa estratégia envolvia reduzir drasticamente o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos populares. O percentual chegou a cair para 0,1 % em 1993 durante a campanha "Carro Popular", o que fez com que os automóveis compactos se tornassem muito mais acessíveis ao consumidor médio. Isso acelerou a expansão da frota e, em paralelo, o governo incentivava as montadoras a investir em fábricas e na cadeia produtiva nacional por meio de incentivos fiscais e crédito facilitado.
Itamar Franco no Fusca, que ficou conhecido como "Fusca do Itamar" (1993) - Foto: CNN/Agência Estado
O resultado disso foi que, se em 1982 circulavam cerca de 165 mil veículos no Brasil, em 2000 esse número já havia saltado para aproximadamente 634 mil veículos (dados do Detran-CE) e imagine só: Haja vaga nas ruas para tantos veículos! Hoje, no entanto, o cenário é outro. A popularização dos aplicativos de transporte, o preço elevado do combustível, da manutenção, do IPVA e uma economia que deixa a desejar, levantam uma questão inevitável: será que abrir um novo estacionamento em 2025 ainda vale a pena?
Com o crescimento da frota de veículos no Brasil, mesmo diante de alternativas de mobilidade urbana como o Uber e outros aplicativos, o carro particular continua sendo o protagonista nas ruas. Enquanto nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá as pessoas já demonstram maior preferência pelos aplicativos, no Brasil a febre do automóvel ainda não passou. Não é à toa que o brasileiro ficou conhecido como "apaixonado por carro", expressão repetida em campanhas e slogans ao longo das últimas décadas. Em cidades médias (de aproximadamente 100 mil a 500 mil habitantes) e grandes (acima de 500 mil habitantes), a demanda por vagas continua elevada, especialmente em áreas comerciais e nas proximidades de universidades, escolas, hospitais, etc. Nesse cenário, abrir um estacionamento em 2025 pode representar, sim, uma excelente oportunidade de investimento, principalmente para proprietários de terrenos sem destinação imediata para empreendimentos imobiliários ou em outras questões. Em regiões com difícil acesso a vagas, como centros históricos ou corredores de grande circulação de veículos, transformar o terreno em estacionamento pode gerar renda quase imediata e atender a uma necessidade real do local. Além disso, muitos investidores preferem manter suas propriedades enquanto aguardam valorização decorrentes de diversos fatores, como a expansão urbana ou a chegada de novos empreendimentos. Nesse tempo, utilizar um terreno ou o pátio de algum imóvel como estacionamento, garante fluxo de receita, baixa manutenção e ainda contribui para a valorização futura do imóvel. E ai está a oportunidade, para quem é proprietário ou para quem quer empreender alugando o espaço.
Quando falamos em estacionamento, é sabido que a localização é o principal fator de sucesso. Estar próximo de hospitais, universidades, centros empresariais ou shoppings garante fluxo constante de clientes. Observar a disponibilidade de vagas na rua do estacionamento e nas vizinhanças é imprescindível para uma tomada de decisão acertada.
Antes de investir, é essencial realizar um estudo de viabilidade, observando:
Os custos para abrir um estacionamento variam de acordo com o tamanho do espaço e as melhorias necessárias para que seus clientes sejam bem atendidos. Alguns dos principais investimentos incluem:
Embora o investimento inicial possa parecer relevante, parte disso pode ser feito a medida que o estacionamento já está gerando renda e, a margem de lucro costuma ser atrativa em regiões de alta circulação.
Quem planeja abrir um estacionamento em 2025 precisa estar de olho algumas tendências:
Sim, ainda vale muito a pena! Desde que a estratégia do estacionamento seja planejada com cuidado (como em qualquer outro negócio). Estacionamentos continuam sendo uma necessidade real, principalmente em áreas urbanas de grande fluxo, o segredo (que não é mais segredo pra ninguém) está em ir atrás e conseguir adquirir ou locar uma boa localização, calcular bem os custos e oferecer diferenciais que agreguem valor aos clientes.
Se você tomou coragem para enfrentar esse desafio, desejamos muito sucesso nessa jornada. E, se precisar de um software completo para apoiar toda a gestão operacional do seu novo estacionamento, pode contar conosco!